Como é a primeira sessão de psicoterapia?
- Lazúli Psicologia Integrada
- 24 de mai. de 2024
- 2 min de leitura

O primeiro encontro com um terapeuta pode gerar apreensão e incerteza para muitas pessoas. É comum questionar como será, sentir-se despreparado e até temer não ter o que dizer. Mas relaxe, não há necessidade de saber exatamente como funciona uma sessão de terapia. O terapeuta está lá para orientar e esclarecer qualquer dúvida que você possa ter.
O primeiro atendimento é uma chance de se familiarizar com o profissional, entender como ele trabalha e esclarecer quaisquer dúvidas sobre o processo. É um espaço onde você pode abordar qualquer assunto sem medo de ser julgado, com total respeito e confidencialidade.
Se você tem dificuldade em começar a falar ou em identificar suas preocupações, não se preocupe. O terapeuta está lá para ajudá-lo, fazendo perguntas e sugerindo direções para a conversa.
Alguns tópicos comuns discutidos no primeiro atendimento incluem:
O que motivou você a procurar a terapia?
Qual a sua história de vida? O que você acha importante contar sobre a sua trajetória para que o psicoterapeuta te conheça melhor?
Como é a suas relações interpessoais com sua família, amigos, pessoa(s) com quem você tem uma relação afetiva, colegas de trabalho.
Como é a sua relação com o trabalho, família, carreira, vida pessoal.
Alguma outra questão que você tiver naquele momento e que estiver relacionada com a dor que te fez procurar ajuda para lidar.
Na psicoterapia, encorajamos o paciente a falar sobre sua vida. No entanto, entendemos que isso pode ser desafiador, especialmente no início. Por isso, o terapeuta pode guiar a conversa com perguntas e direcionamentos para ajudar o processo a fluir.
O mais importante no primeiro atendimento é estar aberto para conversar sobre suas dificuldades e angústias. Lembre-se de que o terapeuta oferecerá um ambiente seguro, onde você será ouvido com respeito e sem julgamentos.